sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Calabouço Surreal: Shamou Filosofando enquanto a minhoca come solta...

Mais um Calabouço das Peças no RJ. Esta é a turma de apreciadores de jogos de tabuleiro que não entendem porque ir a praia no domingo de manhã pode ser mais importante do que ler a biografia do Martin Wallace.

Para aquecer as turbinas a galera aceita a sugestão do Cacá (quem é louco de não aceitar?) e monta a primeira mesa da noite: Pickomino (Hummm???)

O Cacá começa a explicação:

- Nós somos galinhas e queremos minhoca!!!

Como esta explicação não pega bem para um cidadão latino-palestino o Cacá tratou de refazer sua explicação do jogo:

- Bem, quero dizer... Nós somos galos-bomba e estamos interessados nos anelídeos.

Para que os leitores não pensem que bebemos a cachaça do Shamou, informamos que no Pickomino os jogadores precisam, através do resultado da rolagem de 8 dados, resgatar os dominós-minhocas do tabuleiro ou roubar as minhocas dos outros jogadores (Quê, quê é isso Manooo!!!) . No final quem tem mais minhocas vence o jogo.

Com essa história de roubar minhoca foi um tal de “vou pegar a minhoca de fulano”, “deixa que essa minhoca é minha” e outras frases de efeito com a minhoca embutida. Já estava ficando esquisito. O único que se preparou para esta maluquice foi o Merino, que já conhecia as malícias da minhocagem e compareceu na jogatina com um cinto de castidade devidamente instalado. A vitória suada foi do André Boné que assumiu ser expert em minhoca alheia numa entrevista exclusiva após a sacanagem... quero dizer... após o jogo.

Esse Pickomino é muito doido, mas também é engraçado e rende algumas risadas. Vale como distração antes dos jogos mais sérios.

Deixamos a galinhagem de lado e partimos para o Citadels. Ou melhor, Cidadelas, já que está em estudo uma medida provisória que proíbe a utilização de termos em inglês em qualquer partida de jogo de tabuleiro em território nacional.

Começa a partida com os seguintes jogadores: Major Bouzada, Zé Colméia, Cacá, Fel Sugestivo, Merino Pancador, Amiúne (estranho não?) e Cadu. Para começar o Cacá é o assassino (isso a gente já esperava) e ele resolve matar o Mercador que era o Cadu (por essa o Cadu não esperava)... Diz a lenda das jogadas obrigatórias que no Citadels é o Mercador o cubra safado marcado para morrer no primeiro turno. Cadu não sabia desta “regra” pois em sua infância, na hora de dormir, a mamãe só lia o manual do banco imobiliário... vida ruim...

Na segunda rodada Cadu ficou bem longe do Mercador e se transformou no assassino. Se ele soubesse que o Cacá era o ladrão não o teria assassinado. Afinal fazer este tipo de coisa com palestino é pior que mastigar chumbinho. Amiúne (exótico não acham?) só queria saber de pegar o Rei e toda hora estava sendo roubado, assassinado, enfeitiçado etc.
Para se proteger da Guerra Santa prometida pelo Cacá, a turma tava construindo prédio que não podia ser destruído e usando o bispo a rodo. Merino, tentando dissimular, disse que tinha muito texto na carta dele (mágico) e que estava difícil saber que jonça o Mister M fazia. Bouzada não sabia se marcava o Zé Colméia ou o Cadu. Enquanto isso o Shamou, pensando nos suculentos sabores da caninha da roça, solta a seguinte pérola:

- Este jogo ainda está no fim?

Muitos jogadores experientes que estavam no local tentaram entender qual seria o significado desta pergunta. Depois de muito confabular e queimar neurônios chegou-se a conclusão que se o jogo ainda está no fim pode ser que já esteja no começo o que não leva a lugar nenhum...

Desistimos de entender a filosofia Shamouniana e partimos para a fazenda Agrícola com o objetivo de espairecer um pouco. Mais uma vez plantamos, colhemos, desenvolvemos, e perdemos para o Fel Sugestivo Palhacento Dissimulado Mosca Falecida (tá cada vez maior o nome desse menino...). A partida foi bastante disputada com o Franklin ficando apenas dois pontos atrás do Fel e ao final com todos ainda achando o jogo muito bom.

Entre uma partida e outra surgiu no Calabouço o gato Quântico do Antônio Marcelo. O bichano se mostrou treinado nas forças-especiais e entrou pela janela. Duvido o Shamou fazer isso!

Em outras mesas tínhamos Tikal, In the Year of the Dragon e Carcassone. Ainda rolou uma partida de Kingsburg, vencida pelo Zé Colméia, onde os Orcs fizeram um estrago danado detonando as construções do Cacá, do Fel e do Cadu. Vida muito ruim...

Ingressos já esgotados para o Arkham Horror do Calabouço da próxima semana. Agora só com os cambistas. Até lá a gente vai colocando lajotas, alocando trabalhadores, jogando lixos-americanos e rasgando os dicionários de inglês... Viva Zapata!!! Viva la Revolución!!!

[]s,

Cadu.

Print and Play Podcast



Achei muito interessante esse blog. Ele faz analises de jogos Print and Play que estão na web atraves de podcasts. Pra quem tem ipod da para deixar atualizado e ouvir com calma.

Uma boa pedida para quem quer saber do jogo antes de montar.

http://printandplay.blogspot.com/

terça-feira, 28 de outubro de 2008

PowerGrid Promo Card - Gerador de Fluxo



Para quem curte PowerGrid uma carta promocional distribuida na Essen Spiel fair '08
Um gerador de fluxo. Três recursos quaisquer para alimentar 6 cidades.

Muito show.

domingo, 26 de outubro de 2008

14º Castelo das Peças


Sábado, 25 de outubro aconteceu mais uma edição do Castelo das Peças. O sol não atrapalhou o evento que teve casa cheia. Sempre cheio desde o inicio com a tarde ficando com todas as mesas ocupadas. Muitos jogos e duas mesas com o jogo do momento: Agricola.

Consegui jogar o Before the Wind e Agricola. Pena que não deu para jogar mais. Vai ficar para o próximo Castelo.

Gostaria de agradecer a todos que estiveram e que de certa forma estão ajudando a levantar a cena carioca desde nosso hobby.

Espero todos para o próximo que vai ser dia 29 de novembro.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cadu Tales: Agrícola Apresenta: Quadradas são as suas vacas

Era uma quarta-feira entediada quando o André Felipe, a Mosca Morta Dissimulada e Palhacenta (o palhacenta é de autoria do Cacá), propôs o seguinte:

- "Vamos jogar Agrícola na casa do Antônio Marcelo?".

Shamou, Warny e Cadu não pensaram duas vezes e seguiram viagem para o local da peleja. O Fel marcou um encontro com o Cacá no Metrô (eu sabia!!!), para negociar a libertação do Agrícola. O Shamou seguiu direto para a "Antônio Caverna" mas se perdeu, como de costume, e foi parar mais uma vez na Floresta da Tijuca onde ficou jogando sueca com os guardas-florestais.

Cadu e Warny aguardavam o Fel chegar com o Agrícola para então seguir viagem. E o Antônio Marcelo, já ficando impaciente, aguardava esse bando de atrasados chegar dando Whiskas do Paraguai para os seis gatos de estimação que circulam pelo seu apartamento.

Como o Shamou ainda estava perdido em algum lugar do RJ começamos uma partida de Starfares Catan, um Catan diferente com naves espaciais, planetas, alienígenas, wormholes, piratas espaciais etc.

Warny reclamou de tudo: da sorte dele nos dados, da sorte do Fel, de não sair nos reports do Cadu, dos alienígenas toscos, de ter feito trade quando era pra ter feito colony, dos javalis do mato, das vacas quadradas, da madeira que parece barro e do barro que parece madeira (nem tinha começado o Agrícola ainda), da crise financeira, do Bush etc... Foi tanta reclamação que botou a lista BG-BR no chinelo. Cadu colonizou um planeta que só tinha bicho-preguiça e não produziu nada o jogo inteiro. Antônio Marcelo, negociador veterano, comandava as trocas de trigo espacial por carvão atômico e carbono climatizado. Já o Fel Mosca Morta Palhacenta, que aprendeu com o Deputado Camilo Sujeira a subornar todo o tipo de espécies vivas existentes, subornou todos os mercadores e piratas espaciais e venceu o jogo com dois jump-
drives fazendo colônias bem perto da raça alieníegena mais cobiçada do universo.

Finalmente o Shamou chegou, com lindas histórias florestais para contar, fantasiado de cabra-montesa-gigante para jogar o Agrícola. Preparamos tudo e fizemos um pacto para que nada acontecesse ao jogo do Cacá, para não despertar o lado muçulmano dele.

O Fel já começou construindo 3 comôdos de uma só vez em sua fazenda (sinistro!!!). Mas para os gastos com esta empreitada ficou sem comida suficiente e dois de seus parentes viraram mendigos. De um modo geral todos estavam jogando mais tranqüilos porque não haveriam bovinos-bomba para intimidar os plantadores de pepino-selvagem, já que o Cacá estava sob o controle da Patroa, único ser que ele tem medo no universo.

O Antônio Marcelo e o Shamou estavam meio sem saber o que fazer, o que é normal para quem joga a primeira vez. O Shamou só queria saber de pescaria, e aí a fazenda não foi pra frente. E depois que o Shamou mergulhou no lago, o que me lembrou uma cena do filme "Impacto Profundo", não sobrou um peixe vivo sequer por lá. O garoto
propaganda do Camilo terminou com 10 pontos, menino bom...

O Antônio Marcelo não sabe criar outro bicho que não seja gato, daí a dificuldade em lidar com ovelhas, javalis e vacas. Não querendo fazer feio ele conseguiu terminar na frente do Shamou (hummm?) com 16 pontos.

O Warny tentava de tudo um pouco: ovelhas desnutridas, vacas magras e javalis sem fé nenhuma na ração. O sujeito, que se diz vegetariano, não plantou uma beterraba sequer e ficou em terceiro com 32 pontos...

Cadu sofria muito com as jogadas do Shamou, expert em jogadas Shamou (parece redundância, mas não é). Sua cozinha tinha a modernidade de um fogão a lenha e os animais fizeram greve de sexo e não se reproduziam. As plantações foram bem graças a um improvement do arado que permitia colocar 3 fields de uma vez só. Só que o raio do
improvement era caro para cac#$#$ e custou muitos recursos preciosos. Cadu ficou em segundo com 35 pontos.

A Mosca Morta Palhacenta do Fel tinha uma carta Pokemón que chamava um grupo de extermínio de mendigos que eliminou os pedintes salvando os pontos que seriam perdidos. Até o momento ele estava chorando lágrimas de iguana-marinho dizendo que não venceria por causa da mendicância. Ele venceu fácil com uma margem de pontos bastante alta, 51 se não me engano. Shamou aproveitou para encher a cara... foi
fazer ele lembrar de cachaça...

Hora de voltar para casa... ou melhor... hora de se arrastar para casa com o objetivo de aproveitar as poucas horas que restaram para dormir. O pior é ficar sonhando com ovelhas, javalis e vacas quadradas...

[]s,

Cadu.

Finalmente joguei Agricola


Quarta-feira não é um dia comum para jogatina, mas algo estava me puxando para ir jogar na casa do Antonio Marcelo. Quando cheguei estava rolando uma partida de Starfears of Catan com Warny, Fel, Antonio Marcelo e Cadu. Foi uma partida bem interessante e até disputada. Como era de se esperar o Warny "eu odeio dados" reclamou o tempo todo que não aparecia os recursos que queria. Vou deixar mais detalhes para quando o Cadu escrever a resenha dele.

Agora a estrela da noite foi mesmo o Agricola. O jogo danado de bom. Ele é tudo aquilo que o pessoal já comentou. Na mesa de estreantes estavam eu e o Antonio Marcelo.
Não vou entrar em detalhes do jogo, porque já tem review a vera sobre ele. O que posso dizer é que ele é até fácil de aprender. Mas sua rejogabilidade é impressionante.
Estou com muita vontade de jogar mais partidas. De repente vou no Calabouço para jogar uma partida.

Eu fiquei muito mais motivado a fazer uma versão totalmente em português. Sei que neguinho vai me chamar de doido. Mas é um jogo que merece uma versão em portugues. Acho até com uma versão traduzida, pode até motivar a mostrar para mais pessoas. Porque 300 e tantas cartas em inglês ou alemão é complicado para mostrar para pessoas que nunca jogaram ou que estão começando no hobby.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Entrevista com Uwe Rosemberg

No blog do jogoeu em portugal rolou uma entrevista com o autor do Agricola Uwe Rosenberg. Esta em ingles mas acho que dá para entender.
O link para ler a entrevista esta aqui

Mais um Castelo se aproxima...

É neste sabado (25/10) o Castelo das Peças de outubro. Lembrando que é no SESC Copacabana na Rua Domingos Ferreira 160 - Copacabana - 5º Andar, Sala Verde.
De 10h00 as 18h00
É entrada gratuita e aberto para a toda a família.

Vejo vocês lá

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Castelo das peças no joven nerd

Saiu um artigo no site Joven Nerd falando do Castelo das Peças.

Confira aqui

Artigo: Além do peão e do dado

O site loodo (www.loodo.com.br) é um site que fala de jogos de uma forma geral. Vai do jogo de tabuleiro até video game.

O nosso amigo Antonio Marcelo (Riachuelo Games) postou um artigo bem interessante. Para conferir basta clicar aqui

domingo, 12 de outubro de 2008

Sexta mágica: Magic Realm

Sexta-feira. Dia de sair para a uma bebeira. Mas não foi assim. Eu mais Rodrigo, Antonio Marcelo, Fel e Franklin, fomos jogar Magic Realm. Não vou entrar em detalhes porque na Luderia Digital do Antonio Marcelo fala com detalhes como é jogo.
Jogamos a versão clássica do Fel. Posso dizer que o jogo é muito bom. Era a saudosa Avalon Hill nos seus dias de glória. É muita regra, mas depois de algumas partidas acho que ira fluir muito bem.
Fiquei até mais motivado imprimir e montar a versão Karin Cahcroun que é muito linda.
Agora é esperar por outra oportunidade para jogar

sábado, 11 de outubro de 2008

Calabouço das Peças - 9 de outubro

Consegui fugir do trabalho cedo e portanto fui para o Calabouço pra jogar um pouco porque não sou de ferro.

Cheguei no meio de uma partida de Gloria Mundi, fui partir para jogar coisas leves e curtas.

Começei com Gold Digger do Knizia. Corrida do ouro no velho oeste bem engraçada. É rápido e bem fácil de explicar. Bom para iniciar o pessoal no mundo dos jogos de tabuleiro.

A seguir joguei outro do knizia o Escalation. Faz também parte do grupo de jogos rápidos e para iniciar a galera.

Para terminar a noite jogamos o Sabouteur. Muito bom jogo, somos anões escavando uma mina atras de ouro, mas tem uns que são sabotadores e tentam impedir que os outros consigam chegar ao ouro.

Missão cumprida de jogar no meio da semana.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Hoje tem jogatina sim senhor...

marca do calabouço das peçasQuinta-feira, dia de calabouço das peças. Vamos ver se consigo jogar algo.

Wordle - ECOnomia numa nuven de palavras

Nem só de comentários de jogos vive este blog. Eu tinha visto outro dia uma coisa bem legal.

Wordle é uma experiência do programador e pesquisador da IBM, Jonathan Feinberg, um site que transforma todo o tipo de texto em lindíssimas nuvens de palavras.

Eu fiz com o texto inicial no ECOnomia. Ficou bem legal.

As imagens criadas no Wordle são licenciadas pelas regras do Creatie Commons, ou seja, você pode usar e publicá-las, desde que com o devido crédito ao site.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Stone Age: Nos tempos da caverna

Sábado na casa do Antonio Marcelo, finalmente joguei o Stone Age. Tenho que concordar com todas as opiniões a respeito do jogo. É muito bom, simples de jogar e excelente para inciar pessoas em jogos de tabuleiro.

É muito fácil de aprender, o jogo é até rápido, mesmo numa mesa com novatos.

Claro que não ganhei em nenhuma das duas vezes que joguei. Até porque o Antonio Marcelo já tá com umas 300 partidas e a ganhou com larga vantagem.

Ele é fácil fácil de fazer uma versão caseira.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nova Plato Magazine

Saiu uma nova edição da revista francesa Plato.
Muitos reviews e umas reportagens bem interessantes sobre jogos para crianças.

o endereço para download é http://www.plato-magazine.com

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

E no começo...

Finalmente estou montando um blog de jogos de tabuleiro e afins. Espero, sempre que possível deixar ele atualizado.