quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Caverna das Peças 10/12-Star Traders



Ontem na Caverna das Peças tive a honra de jogar um classico da SPI. O Star Traders. É impressionante o que as pessoas faziam na epoca. É um jogão. Abaixo o relato que o Antonio Marcelo fez no blog dele.


Pessoal,

Ontem tivemos o privilégio na Caverna das Peças de jogar um clássico com mais de 26 anos da antiga SPI: o Star Trader. Para quem não conhece a SPI, a mesma foi uma grande empresa da ´decada de 70 que publicou jogos que se tornram lendas, principalmente wargames e jogos de ficção cinetífica. A SPI ainda criou um RPG que eue tenho saudade chamado UNIVERSE, que foi incrementado pelos seus jogos de tabuleiro, inclusive o Star Trader.

Ontem eu vi um dos jogos que eu realmente vou colocar como uma das obras primas em termos de mecânica e aproveitamento de tabuleiro. O Star Trader é um jogo de comércio espacial de 2 a 6 jogadores, onde cada jogador representa um aventureiro, que percorre os seis principais sistemas estelares da galácia conhecida em busca de fama e riqueza. O jogo pode ser jogado d eduas maneiras : o mode livre, onde
cada um começa com uma configuração básica de nave e dinheiro e com o objetivo de obter 1000 Hectotrans (grana do jogo), ou no modo das Corporações, onde cada uma tem uma configuração inicial e objetivos distintos de vitória.

O jogo é assustadoramente pequeno em termos de componentes: (duzentos counters, 1 mapa) e o livro de regras, mas o que pode ser feito em termos de ações, é para deixar qualquer jogador de Twilight Impérium babando. A mecânica do mesmo é simples passando por:

1. Bid Phase
O jogador faz um leião secreto para obter a iniciativa do turno. mas não pense que só rola dinheiro, você rola dois dados para somar a seu lance, para gerar um pouco de imprevisibilidade.

2. Initiave Phase
O jogador com a iniciativa começa ou não (ele escolhe em que posição quer jogar no turno) no turno

3. News Phase
Eventos que podem afetar o jogo 

4. Hyperjump Phase
Fase da viagem de uma sistema aoutro. Ah sim, o jogo conta com a possibilidade de você não saltar. Tipo de tripulação ou motor influenciam.

5. Transaction Phase
A obra prima do jogo! Nesta fase você compra e vende bens (ligas, Isótopos, Especiarias ou Monpls), nos sistemas. Aí entra um dos mais fantásticos e bem bolados sistemas de flutuação de preços e mercado que eu vi até hoje. É uma coisa linda em termos de mecânica, basta dizer que os designers conseguiram atarvés de um sistema de dados, mais a influencia do jogador, uma simulação d emercado praticamente
real !!!! Sinceramente deixa qualquer jogo atual com vergonha !!! (o Star Trader foi feito em 1982 !). Uma das partes mais fantásticas do jogo.

6. Opportunity Phase
Nesta fase o jogador pode comprar aramazens nos sistemas, fábricas, contratar agentes, pegar passageiros, etc

7. Investment Phase
Nesta fase você pode montar novas naves (inclusive com componentes militares proibidos em alguns mundos), contratar empréstimos, aumentar sua reputação (política, comercial ou criminal). DUCA ! DUCA ! DUCA !

8. Inquiry Phase
Nesta fase você foge de patrulhas federais (caso você seja um fora da lei e esteja carregando cargas indevidas... ), aumenta mais sua reputação e é o fechamento do turno.


O jogo possui ainda muitas nunaces que só jogando mesmo !! Quarta que vem vamos repetir a dose e já estou trabalhando num redesign do mesmo !!!

Abraços a todos

PS: Fotos no Blog (http://luderiadigital.blogspot.com)

Nenhum comentário: