sábado, 30 de maio de 2009

30/05-Castelo das Peças

Neste sábado rolou mais uma edição do Castelo das Peças no SESC Copacabana. Nem preciso dizer que foi um sucesso. As três salas estavam cheias e rolaram muitos jogos. Até eu consegui jogar.
Mas vamos falar do que rolou. Acredito que os destaques são mesmo o Sorry Sliders que o Flavio trouxe, que ficou a mesa toda. O interminavel Age of Conan que durou tanto uma partida de Twilight Imperium. O Space Hulk como sempre e o Small World que achei duca. Apareceu até uma partida de Battletech.

Mas acho que o todo mundo gostou foi mesmo o Pimp que o Flavio levou. Pimp é um jogo, digamos, politicamente bem incorreto. Nele somos cafetões que tentam pegar prostitutas para seu book e tentar defende-las da ira dos outros cafetões. É um jogo bem light que rende muitas, mas muitas risadas.

O pessoal do Martelo de Guerra marcando presença com suas espetaculares miniaturas de Warhammer 40K.

O Antonio Marcelo lançou oficialmente seu Cruz de Ferro 2ª edição, que parece ser bom. Preciso colocar na lista de jogos que precisam ser jogados.

Quero também agradecer ao pessoal que contribuiu com as latas de leite em pó. Conseguimos superar a marca do evento passado. O pessoal da Bolsa Rio de Alimentos agradece e muito. E agora esperamos que no próximo Castelo consigamos superar ainda mais.

Como eu to cansando demais (vida de organizador de evento é assim) vou depois colocar as fotos e a galeria para quem quiser ver e comprovar.

Agora é esperar para o próximo Castelo que será no fim de junho, em clima de Arrraiá do tabuleiro.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

28 de maio: Dia internacional do Jogo de tabuleiro

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ludo Magazine num 14


Saiu mais uma edição do ezine espanhol Ludo. Muita coisa interessante para ler.
O link para download da revista esta aqui. Caso queria pegar os números anteriores o link é este aqui: http://www.telefonica.net/web2/ludomagazine/

17/05-Heaven and Hell (Black Sabbath)

Domingo rolou o show do Heaven and Hell, Black Sabbath com Dio nos vocais. Só tenho uma coisa para dizer:
FOI BOM PRA KCT!!!!
Tenho que agradecer ao Christiano por ter arrumado o convite em cima da hora. Foi um show muito bom. Ver e ouvir o Live Evil é uma verdadeira experiência. Dio dá um show de prescença de palco. O velho ainda é a voz do Heavy Metal. Pena que por conta do sequelado do Ozzy não deu para rolar outras músicas do Black Sabbath, mas ouvir Mob Rules, Neon Knights e Heaven and Hell foi bom. Valeu a pena ter ido.

Agora é esperar setembro para o AC-DC

Depois eu posto a foto do convite.

16/05 - Castelo das Peças - Especial Nave ou Nave das Peças

Sábado 16 de maio rolou um Castelo Especial. Foi realizado no Oi Nave na Tijuca. Para quem não sabe o que é NAVE, é uma escola estadual com enfase em tecnologia, nos moldes da CAP e do Pedro II. O Antonio Marcelo é professor de projetos de jogos lá, e juntamente com a direção do colégio, resolveu fazer um evento de teste para mostrar lá os jogos de tabuleiro.

Pois bem ele chamou o pessoal que conhece mais de jogos modernos (eu, Flávio Jandorno, Cacá, Fel e Warny), para trazer parte do acervo e mostrar para a galera este fascinante hobby em estamos envolvidos.

Alguns alunos das turmas do Antonio que apareceram nas edições anteriores do Castelo e da Torre estavam lá e mais um bando de caras novas anciosas por conhecer os jogos.

O pessoal do Loodo veio trazendo seu jogo: Os ladrões de Ludovia.

Posso dizer que foi estupendo sucesso. Não só os alunos, mas professores que compareceram gostaram e muito.

Era muito engraçado quando as meninas davam um grito. Era quando a torre do Jenga caia. A mesa com Space Hulk não ficava vazia, acho que pelo meus calcúlos, foram umas 5 partidas. O pessoal jogou muito outros jogos como o San Juan, Uno, Carcassonne e muitos outros que agora não lembro.

Agora é esperar pelos informes que o Antonio vai passar para a galera durante a semana. Mas acredito que foi um estupendo sucesso.

E dia 30, Castelo das Peças no SESC Copacabana. Lembrando que estamos apoiando o Banco Rio de Alimentos, portanto levem uma lata de leite em pó.

domingo, 10 de maio de 2009

Operação MX-1

Os wargames assim como jogos de tabuleiro marcaram muito a minha adolescência. Primeiro foram os três que sairam na saudosa coleção Todos os Jogos da abril na década de 70 (Wuzburg, Yon Kippur e a Batalha das 4 horas). Mas na decada de 80 a grow lançou o Operação MX-1. Ele é um redesign do Tatics II da Avalon Hill. Lembro até que na epoca eu surtei quando isso vendendo numa papelaria perto de casa. Mas o tempo passou e consegui preservar ele.
Mas tinha uma coisa que nunca me agradava dele, os counters. Eles fizerem em forma hexagonal. até é original, mas o cara que bolou com certeza não deve ter testado ele, porque os danados eram ruim de manusear durante o jogo.
Pois bem, com o passar do tempo fui conhecendo outros wargames, jogos de tabuleiro e a vontade d redesenhar os counters foram aumentando. Até que um dia navegando na internet, conheci o site de John Coooper. Ele é outro fã de wargames e redesenhou dois clássicos da Avalon Hill, o Warteloo de 1962 e França 1940. Navegando naquele site ele tem o que chamo de "Tabua de salvação" para quem quer fazer counters para wargames. É o Playtest Templates. São templates para criação de counters para wargames.
Vendo isso não tive dúvidas, era a hora de redesenhar os counters do MX-1. Usei os templates dele como base para redesenhar os counters do jogo.
Nem preciso dizer que a versão pdf dos counters esta no BGG

Visão geral do jogo com os novos counters

Comparação entre os novos counters e a versão original.

Para baixar os arquivos basta clicar no link aqui