domingo, 10 de maio de 2009

Operação MX-1

Os wargames assim como jogos de tabuleiro marcaram muito a minha adolescência. Primeiro foram os três que sairam na saudosa coleção Todos os Jogos da abril na década de 70 (Wuzburg, Yon Kippur e a Batalha das 4 horas). Mas na decada de 80 a grow lançou o Operação MX-1. Ele é um redesign do Tatics II da Avalon Hill. Lembro até que na epoca eu surtei quando isso vendendo numa papelaria perto de casa. Mas o tempo passou e consegui preservar ele.
Mas tinha uma coisa que nunca me agradava dele, os counters. Eles fizerem em forma hexagonal. até é original, mas o cara que bolou com certeza não deve ter testado ele, porque os danados eram ruim de manusear durante o jogo.
Pois bem, com o passar do tempo fui conhecendo outros wargames, jogos de tabuleiro e a vontade d redesenhar os counters foram aumentando. Até que um dia navegando na internet, conheci o site de John Coooper. Ele é outro fã de wargames e redesenhou dois clássicos da Avalon Hill, o Warteloo de 1962 e França 1940. Navegando naquele site ele tem o que chamo de "Tabua de salvação" para quem quer fazer counters para wargames. É o Playtest Templates. São templates para criação de counters para wargames.
Vendo isso não tive dúvidas, era a hora de redesenhar os counters do MX-1. Usei os templates dele como base para redesenhar os counters do jogo.
Nem preciso dizer que a versão pdf dos counters esta no BGG

Visão geral do jogo com os novos counters

Comparação entre os novos counters e a versão original.

Para baixar os arquivos basta clicar no link aqui

Um comentário:

Jose Augusto Moreira Junior disse...

foi uym dos primeiros jogos que ganhei na minha infancia...infelizmente era demais para um garoto de nao mais que 10 anos e as regras eram impossiveis de entender..infelizmente nada sobrou do meu, deve ter se perdido ou dado ja que nunca foi jogado...seu post bateu uma saudade agora que ganhei experiencia com jogos.